Você sabia que todo o dia 15 de cada mês o sistema (todos) envia automaticamente o saldo do seu estoque diretamente para o site da secretaria da Fazenda (Sefaz)?
E que a partir do segundo mês ele envia a movimentação de entrada/saída e o saldo em estoque?
Você está preparado para isso? Seus estoques estão corretos, quando você fez o último inventario de estoque?
Porém, antes dessa, outra pergunta muito importante: os cadastros de produtos estão corretos? Se não estiverem você pode ter vários problemas, nos quais os principais são:
- Produtos sem o NCM travam o caixa e não consegue mais vender.
- Produtos com NCM e alíquotas erradas geram prejuízos pois podem estar pagando mais impostos que os devidos (quando a alíquota está a maior que o real), e isso você dificilmente recebera de volta, e menos impostos que o devido (quando a alíquota estiver a menor que o real), neste caso correndo um risco enorme de multas.
O controle de estoque é mais importante do que se imagina, e não apenas do ponto de vista fiscal, (que já é muito grave) pense sobre os controles, as perdas, os furtos. E o mais grave: qual o resultado mensal do seu negócio? Quanto comprou? Quanto vendeu? Quanto sobrou no estoque?
Seu sistema já está preparado para isso (normalmente), basta apenas que o alimente corretamente.
Por fim, fazer um inventario de estoque é o ideal para iniciar o uso correto do sistema e é mais simples do que você imagina.