Qual o melhor sistema ou software para notas fiscais eletrônicas, conhecimento de fretes ou cupom fiscal, PAF-ECF?

Antes uma breve descrição informativa.

Existem várias alternativas e segmentações quando se fala em sistemas ou softwares, vamos tratar aqui, apenas dos utilizados especificamente para a parte fiscal, e para empresas de pequeno e médio porte.

Para quem emite somente nota fiscal de venda dos produtos (NF-e), seja para outras empresas ou pessoas físicas (desde que não tenha a obrigação de uso de cupom fiscal) precisa apenas do sistema e de um certificado digital.

Neste caso é muito importante verificar se o sistema é de boa procedência e que não possua possibilidades de fraudes fiscais, pois vários deles prometem “milagres” porem acabam por gerar possíveis passivos fiscais ao usuário (ou seja: Você)

Escolha corretamente:

  • É muito importante escolher bem o sistema fiscal observando o que sua empresa precisa.
  • Precisa avaliar e testar efetivamente o software e só então partir para sua aquisição. Existem pontos muito específicos que podem ser esquecidos, tais como uma loja de calçados necessitar do controle de grade de produtos.

Se você apenas implantar o sistema com o mínimo custo, existem versões com valores muito acessíveis, (menos de R$ 800,00), porém já com ferramentas que possibilitam gerenciar: suas vendas, compras, estoque e financeiro.

Por um pouco a mais, você consegue gerenciar por completo o seu negócio, com relatórios elaborados, fluxo de caixa e cartão fidelidade, só para citar alguns exemplos.

Escolha pensando em como usara o sistema fiscal

  • Empresa de assistência técnica, com venda de peças no balcão e emissão de notas de serviço, deve escolher um sistema que atenda a tudo isso: emissão de cupom fiscal, de nota fiscal de serviço (nfs-e) e de produtos (nf-e)
  • Restaurante, bares e, padarias, neste caso é muito importante atentar para a formação de custos, a grande maioria dos sistemas possuem essa possibilidade e isso ajuda muito no controle de gastos.
  • Observe que é muito importante que o sistema gere todos os documentos fiscais (sped fiscal, sped contribuições, Sintegra etc.)

Adicionais são muito importantes

Existem sistemas que já possuem ou disponibilizam módulos com ferramentas de gestão muito interessantes:

  • Dashboard de gestão, (ferramenta para visualizar seus dados de maneira gráfica.
  • DRE (demonstrativo de resultado econômico) você pode lançar a controlar pelo sistema todos os gastos fixos ou variáveis da sua empresa tais como:
    • Aluguel;
    • Conta de agua;
    • Energia elétrica etc.

E ele lhe apresenta o resultado econômico do mês (vendas-despesas = lucro líquido daquele mês) ou seja, independente o movimento financeiro você saberá a saúde do seu negócio de maneira simples.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *